Tânia: atriz, leal, questionadora, sincera, irônica, exigente, fácil, radical, sensível, dura, intensa, controladora, generosa, egoísta, protetora, desapegada, aberta, ermitã, sensata e aventureira. "Sou todas em Uma" BEM VINDOS!


Oficina de teatro com Tânia Cavalheiro

28 de abr. de 2013


A DOR DE SER ARTISTA

Uns dezoito anos atrás fiz um curso e apresentação de conclusão lá na
"Casa de Cultura", na Ramiro Barcelos.
Um lugar delicioso, lá se apresentou Vinícius de Moraes, te mete.
Foi lá que conheci o almejado CAMARIM...

Meu mestre foi Zé Adão Barbosa - que acabou virando amigo que amo – e fui convidada
para participar de uma peça como atriz profissional.
Que alegria imensa ver o Zé Adão ali na primeira fila me aplaudindo...
E que responsabilidade!
Nunca te agradeci, OBRIGADA ZÉ!Não sei se algum dia lerás estas linhas, mas
mesmo assim, meu maior: obrigada, foste tu que me viciaste!

Hoje trabalho neste ramo que como tantos outros é cheio de invejas e disputas.
Moro numa cidade que como tantas outras, fervilha de atores, todos disputando seu lugar
ao sol e dando a vida por uma matéria num jornal.
E como tem artista bom!
Todos mereciam brilhar e ter plateia cheia sempre e receber
os aplausos do público, pois afinal, é só isso o que queremos.

QUEM VAI AO TEATRO?
Professores só assistem as suas peças.
Os diretores só têm tempo de assistir as suas peças.
Os atores pouco vão prestigiar os que não são de “sua panelinha”.

Será desprezo por quem não é formado em Artes Cênicas?
Será que pensam que ir aplaudir alunos em outras peças é rebaixar-se?
Mas se os alunos cresceram é também por mérito de seus primeiros professores!
Então não entendo...

Ah, quando vem algum ator famoso do Rio ou de São Paulo, aí lota.
O povo deixa de achar "caro" por mais merreca que seja.
E tem peças locais - com atores gaúchos - MARAVILHOSAS bem mais baratas.
Alguém se pergunta o custo de uma peça?
Quanto vale alugar um teatro?
Montar um cenário? Sabia que ator paga contas?
Será que no dentista regateia preço?
Alguém pede desconto ou cortesia no supermercado?

Hoje dou aulas para pessoas com idades de 12 a 67 anos.
Iniciantes e alguns com experiência.
Nos olhos de cada aluno vejo o brilho da vontade, a tesão, o talento e o amor à arte. 
Em cada aula só penso em como dar a cada um a chance de brilhar no palco
quando apresentemos o trabalho de conclusão.

E prometo que onde estiverem, seja com que professor  for e torcendo para que
logo não tenham mais professor e sim diretor, eu estarei lá, aplaudindo vocês!

Porque para quem ama de verdade,
nada substitui a dor e a delícia de ser ator ou atriz...
VOCÊS VÃO BRILHAR; PALAVRA DE TÂNIA!

Nesta foto alguns de meus alunos amados, OBRIGADA!


3 comentários:

  1. Oi Thania eu fui te ver a 18 anos atrás naquela apresentação!Ainda me lembro e para mim já eras uma artista completa!!Quis te dizer isso, pois acho são coisas boas que também acontecem na vida de um artista. Beijão e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Anamaria, ganhei o dia,obrigada!
    Mas és suspeita, rsrsrs, AMIGA!

    ResponderExcluir
  3. Uma vez me disseram que artista já nasce artista, só tem que desvendar o véu que o encobre, pode-se ensinar técnica mas dom é aquilo que brota da alma, que grita lá dentro quando a gente tá fazendo outras coisas, que faz com que a gente vá por outros caminhos mas sempre volte pra onde o dom possa aflorar...não se pode virar as costas para os dons!Você sem dúvida é uma grande atriz, e que bom para nós que deixou seu dom aflorar.

    ResponderExcluir

Olá!
Por favor sinta-se livre para comentar!