Tânia: atriz, leal, questionadora, sincera, irônica, exigente, fácil, radical, sensível, dura, intensa, controladora, generosa, egoísta, protetora, desapegada, aberta, ermitã, sensata e aventureira. "Sou todas em Uma" BEM VINDOS!


Oficina de teatro com Tânia Cavalheiro

18 de mai. de 2010

DE 5 IRMÃOS...4

Sábado, 14 de maio de 2010, às 19;30, eu já de pijama, toca o telefone. Uma de minhas manas, avisando que ia dar um pulinho na casa da outra mana, CATIA, que estava "passando mal"...Normal! Falei "vejam a glicose, vai ver a safada fez arte, pode estar alta,qualquer; coisa me chama". Chamou 10 minutos depois: "é grave, tá em convulsão, estamos indo pro hospital". Cheguei um minuto depois que entrara pra UTI, e assumi "o caso". Minha mana Catia tinha várias cirurgias e muitos problemas de saúde... Sempre que ficava doente, era eu, na família, quem mais assumia os cuidados dela, então me contaram que havia tido uma grande convulsão e mandaram lá pra dentro a passar informações pra equipe socorrista. Que remédios tomava? Que doenças tinha? Alérgica a algo? Passei todas as informações, racional e tranquila. Uma AMIGA ANJO, JOSIANE, apareceu...estava de plantão, lá, naquele hospital, naquele plantão; ALELUIA! Depois minha amiga conseguiu que eu visse minha mana... AÍ BATEU O PAVOR... Ela estava intubada, trêmula, semi consciente, ligada a vários aparelhos! "Mana, estamos todos aqui, TE AMAMOS, vai dar tudo certo; prometo" "NÃO! Ela não quer isso, gente, nem é pra tanto! Olhem aqui, tenho até uma carta que ela mesma escreveu"! E eu mostrava incrédula o papel com a letra dela..."LEIAM". Mas era pra tanto...teve um AVC (derrame) mas "só" isquêmico. Vai pra observação...deve ficar boa. OK! Não saímos mais do hospital: somos 5 irmãos mais unidos que unha e carne! Ela tinha 4 filhos; o mais velho já falecera por causa da diabetes. O filho dela, o Fabinho, mora na Espanha. Os outros 2 estavam ali no hospital, todos nós juntos, desde o começo. Na manhã seguinte, 15 de maio, ela teve outro AVC, desta vez hemorrágico "de grande dimensão e GRAVE"..."Avisem o resto da família". Chamamos o pessoal do grupo Chico Xavier, onde Catia (Catarina) trabalhava fazia mais de 40 anos...ela era pura CARIDADE, AMOR, DEDICAÇÃO! Ela sairia "daquela" e ia ficar BEM! ÀS 13 horas aassistente social nos chamou e comunicou, carinhosamente, falou: "Morte cerebral, podem entrar pra se despedir". Às 16 horas ela apagou. Morreu. Se foi. Desencarnou. COMO ASSIM?! ...SOMOS CINCO! GRUDADOS...que nem os dedos de uma mão...SOMOS CINCO!!! Não mais...a do meio deciciu ir antes. O marido desencarnou faz só 3 meses, vítima de Alzheimer... Com que AMOR ela cuidou dele todos aqueles anos! Desde então, ela estava BEM! Foi visitar nosso mano em Pelotas... Foi visitar o neto em Tubarão... Foi a um casamento em Passo Fundo... Jogávamos canastra todas as sextas-feiras! Ela estava BEM...ou despedindo-se??? No sábado que "passou mal", tinha passado a tarde jogando com suas amigas: riram muito, se divertiram pra caramba...e ela estava ganhando. COMO PODE?! Domingo 17 de maio a velamos das 8 às 14. 17 DE MAIO...ANIVERSÁRIO DE NOSSA MÃE. Muitos amigos e familiares presentes, OBRIGADA! Será cremada hoje, (vontade de quase toda a família) segunda-feira. Falávamos todos os dias e nos víamos várias vezes por semana... Sempre nos despedíamos com "TE AMO!" Mas afinal, somos uma família ESPÍRITA... Então, depois de tanto que sofreu a vida toda, devemos agradecer pois teve um morte sem sofrimento, foi tão repentino... Me resta um cosolo; a cuidei MUITO e defendi áté dela mesma, ela me dizia: "Viraste minha mãe e meu anjo da guarda"... CURTAM OS SEUS TUDO O QUE PUDEREM. Sejam e ESTEJAM PRESENTES. Digam sempre "TE AMO"...e AMEM! Nunca se sabe quando algum grande amor da gente se vai...sem avisar e sem se despedir. Ainda incrédula, me arrancaram o dedo médio da mão. SEM ANESTESIA... Catia foi celebrar no céu, o niver de nossa mãe, com seus outros afetos. O céu hoje está em festa! Ela? Deve estar cantando sua música preferida "VIAGEM"...tinha voz de rouxinol! E os olhos mais doces e verdes do mundo... Mana amada...AMOR e SAUDADE ETERNA... OBRIGADA pela lUZ que nos trouxeste, pelo CARINHO que espalhaste. Pelo AMOR que nos ensinaste... BOA VIAGEM... ___________ * * * ____________

2 comentários:

  1. Que lindo tudo que escrevestes... estou aqui me debulhando em lágrimas, com a certeza que ela descansou! TE AMO

    ResponderExcluir

Olá!
Por favor sinta-se livre para comentar!